Gás Natural Veicular – Inspeção

Diferenças entre Gás Natural e GLP (gás de cozinha)?

As composições dos combustíveis são bem diferentes. O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é composto principalmente por gás propano e butano. É mais pesado que o ar e altamente inflamável. Já o GN (Gás Natural) é composto basicamente por metano. Por ser mais leve que o ar, dissipa-se com facilidade no ambiente em caso de vazamento e possui baixa inflamabilidade.

GNV como combustível:

O gás natural veicular surge como uma alternativa eficaz para reduzir a dependência do petróleo, pois o GNV é muito positivo em relação à economia financeira, visto que seu custo é inferior ao da gasolina e do álcool, além de apresentar rendimento superior: um metro cúbico de GNV é suficiente para um automóvel percorrer 13 quilômetros, enquanto um carro a álcool percorre aproximadamente 7 quilômetros com um litro do combustível. Além de ser considerado um combustível extremamente eficaz na busca por alternativas menos agressivas à natureza.

Sobre carros GNV correrem risco de explosão

Embora aconteça explosão, esse tipo de problema é causado geralmente pelo reaproveitamento do cilindro de GNV usado, muitas vezes por ter sido retirado de um veículo que por algum outro motivo pegou fogo, e não suportou a pressão submetida no momento do abastecimento, pressão está de aproximadamente 250bar. Por algum outro motivo é raro, pois o gás natural veicular é mais leve que o ar e o sistema são compostos por válvulas de segurança que se fecham no caso de algum rompimento da tubulação. Além disso, o kit GNV possui um sistema de exaustão, para o caso de um vazamento, e uma válvula de alívio para casos de pressão excessiva e temperatura alta.

Além disso, no momento do abastecimento, tudo é feito sem que o combustível entre em contato com o ar, o que anula de vez a possibilidade da combustão.

Importante ressaltar que todo veículo que tem seu kit GNV regularizado, passou por ensaios e pela verificação dos padrões de segurança da instalação conforme procedimentos técnicos aprovados pelo Inmetro.

Quais os cuidados devo tomar na instalação de um kit GNV em meu carro?

Listamos, abaixo, 10 dicas. Fique de olho!

1 – Obtenha do órgão de trânsito local a autorização para modificar o veículo. 2 – Escolha somente instaladores registrados pelo Inmetro.

http://www.inmetro.gov.br/inovacao/oficinas/lista_oficinas.asp?end=1&descr_estado=pr

3 – Verifique se ele utiliza sistemas de GNV (“kit”) com componentes certificados e que possuam o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro.

4 – Depois da instalação, faça a inspeção inicial do veículo modificado num Organismo de Inspeção Acreditado pelo Inmetro.

www.sevel.eng.br

5 – Obtenha o Certificado de Segurança Veicular – CSV, emitido pelo organismo de inspeção. 

6 – Leve o veículo ao órgão de trânsito local para legalizar a modificação.

7 – Repita periodicamente (a cada 12 meses) a inspeção do veículo para o seu licenciamento anual.

8 – Faça periodicamente as manutenções do veículo e do “kit” somente nos instaladores registrados pelo Inmetro.

9 – Faça a requalificação do cilindro a cada 5 anos, a partir da data de sua fabricação, ou quando necessário, sempre em requalificadores registrados pelo Inmetro, e  obtenha  o Selo Gás Natural Veicular do Inmetro

10 – Somente abasteça em postos de revenda de GNV autorizados pela ANP.

No site do Inmetro você encontra a lista de instaladoras registradas no Inmetro, dos organismos de inspeção acreditados e das requalificadoras registradas: http://www.inmetro.gov.br/prodcert/servicos/busca.asp

Meu veículo possui GNV instalado, porém não é regularizado, como devo proceder?

1º   Solicitar autorização ao DETRAN para regularização do GNV como combustível, diretamente no órgão de trânsito local (Detran) ou despachante de confiança. 2º   Procurar uma convertedora registrada no Inmetro para realizar uma revisão da instalação do KIT GNV através do link:

http://www.inmetro.gov.br/inovacao/oficinas/lista_oficinas.asp?end=1&descr_estado=pr

3º    Procurar uma empresa de inspeção acreditada pelo INMETRO  (www.sevel.eng.br ) para realizar a inspeção de segurança veicular e receber o SELO GNV.

4º    Realizar a vistoria para alteração de característica (combustível), junto ao Detran ou Despachante. 5º Finalmente será emitido novo CRLV com o combustível GNV adicionado, além do original do veículo. Ex. Álcool/GNV ou Gasolina/GNV.

Meu veículo está com selo GNV vencido, porém para fazer a inspeção preciso estar abastecido?

O proprietário do veiculo deverá procurar uma empresa de inspeção (www.sevel.eng.br) para obter o SELO GNV renovado, para vigência dos próximos 12 meses.

Sim, deve estar abastecido para que possa ser verificado a estanqueidade do sistema de GNV.

Extraviei meu SELO GNV válido, como procedo para obter novo selo?

O proprietário do veiculo deve procurar uma empresa de inspeção a qual fez a última inspeção nos últimos 12 meses para solicitar a segunda via do SELO GNV.

Qual o valor de uma inspeção de GNV, se reprovar tem que pagar novamente?

O valor da inspeção é de aproximadamente 340,00 em até 3x no cartão de crédito (sem juros), caso seu veículo reprove terá até 30 dias para retornar e submetê-lo à re-inspeção sem custo.

Sou de outro estado, posso fazer a inspeção onde estou?

Sim, o CSV – Certificado de Inspeção Veicular é válido para todo o território nacional, mas deve enviar ao Detran de origem do registro de licenciamento do veículo.

Fiz a inspeção, preciso levar meu Certificado ao Detran para liberação do bloqueio administrativo gerado pela falta da inspeção periódica?

No Paraná não é necessário, pois o sistema das empresas de inspeção está integrado ao sistema do Detran PR. Então é só fazer a inspeção que logo após a aprovação estará liberado no Detran PR.

Quais os documentos preciso levar para a inspeção de GNV?

Se a inspeção for inicial para regularização do GNV, deve ter os seguintes documentos:

– Autorização prévia para alteração de combustível (Inclusão de combustível (GNV).

– CNH do condutor.

– CRLV do veículo.

– Nota fiscal do Kit GNV.

– Nota fiscal de instalação do kit GNV.

– Atestado de Qualidade da Convertedora (oficina credenciada ao Inmetro).

Se a inspeção for a periódica (anual):

– CNH do condutor.

– CRLV do veículo. 

– Selo da inspeção anterior (quando disponível).

Se meu veículo reprovou em uma empresa de inspeção, posso levar o veículo para outra empresa fazer a inspeção?

Não, uma vez que iniciou a inspeção veicular em uma empresa, deve concluir na mesma, pois em caso de reprovação automaticamente fica bloqueado no sistema onde iniciou o processo de inspeção. 

Os itens verificados na inspeção são somente os que envolvem a instalação do GNV?

Não, a inspeção é de segurança e contempla uma análise geral de todos os itens do veículo, Ex. itens obrigatórios e de segurança. Ex. Pneu estepe, triângulo, chave de rodas, sinalização, iluminação e suspensão e freios, etc.   

Carros GNV têm diminuição na vida útil do motor?

Por ser um combustível na forma gasosa, o GNV não agride as partes internas do motor. Além disso, o fato de ele ser um combustível limpo e menos poluente, ao contrário do que se acredita, ajuda a prolongar a vida útil do motor e não reduzir.

Já verificou as principais perguntas de nossos clientes e ainda ficou com alguma dúvida? 

Clique aqui e chama no whatsápp que estamos a disposição para esclarecer: 

https://api.whatsapp.com/send?phone=5541984125322

Ligue (41) 3557-6082

  

Compartilhe:

× Como posso te ajudar?