Sinistros de trânsito em veículos leves, pesados, motocicletas e assemelhados

Quando um veículo leve, pesado, uma motocicleta ou assemelhados sofrem algum acidente, este é chamado de sinistro de trânsito. Quando ocorrem acidentes os mesmos devem ser registrados junto ao órgão de fiscalizador da via, ao usuário registrar o  Boletim de Ocorrência a autoridade de trânsito classifica o dano conforme as avarias apresentadas em sua estrutura,  podendo ser de pequena, média ou grande monta, o dano de média monta é  informado ao órgão de trânsito o qual lança o bloqueio administrativo por sinistro na base de informações, isso também ocorre ao registrar outros sinistros como veículos furtados, recuperados por inadimplência, indenizados por seguradora os quais  também são enquadrados como recuperados de sinistro.

                Neste tema  será abordado veículos que estão com bloqueio de média monta. Esses veículos devem passar por inspeção na SEVEL, empresa acreditada ao Inmetro, para fins de avaliação e ensaios em itens de segurança, e o  bom funcionamento dos principais componentes como: sistema de suspenção, sistema de freio, direção, retrovisores, fixação de bancos, sistema de exaustão de gases, simetria de pneus, assim como  sinalização e iluminação entre outros, com o objetivo comprovar a aptidão para rodar em vias públicas. Após o procedimento de inspeção e aprovação do veículo emite-se o Certificado de Segurança Veicular – CSV, o qual deve ser entregue ao DETRAN para liberação do bloqueio administrativo. Afim de regularizar sua situação de licenciamento.

È importante alertar que algumas etapas serão necessárias até a emissão do laudo de CSV (Certificado de Segurança Veicular) e desbloqueio do veículo.

  1. Solicitar junto ao DETRAN ou despachante uma autorização prévia para inspeção de veículos recuperados de sinistro.
  2. Com essa autorização, o proprietário deve procurar a SEVEL, para que este realize a inspeção e verifique se o veículo atende aos requisitos de segurança.
  3. Estando tudo correto a SEVEL  emitirá o laudo Certificado de Segurança Veicular – CSV. Com este laudo em mãos o cliente retornará ao DETRAN ou despachante para fim de regularizar a situação do veículo.

“O usuário deverá portar as notas de peças e mão de obra dos reparos, para apresentar juntamente com o Certificado de Inspeção Veicular ao Detran no momento da solicitação do desbloqueio do veículo.”

O veículo deve estar com todos os reparos concluídos para fazer a inspeção veicular?

Sim, a inspeção é feita após toda a conclusão da recuperação do veículo.

Meu veiculo é de outro estado, posso fazer a inspeção onde moro?

Sim, o CSV – Certificado de Inspeção Veicular é válido para todo o território nacional, mas deve enviar ao Detran de origem do registro de licenciamento do veículo, para providencias de desbloqueio.

Qual a documentação necessária para inspeção do carro sinistrado?

Autorização prévia para inspeção emitida pelo órgão de trânsito estadual, DETRAN.

Notas fiscais de peças e reparação com a devida placa do veículo ou chassi do mesmo, no campo da nota fiscal.

CRLV do veiculo e CNH do condutor que trouxer para a inspeção na SEVEL.

Quais os itens avaliados nessa inspeção?

A avaliação e ensaios será nos itens de segurança e funcionamento dos principais componentes como: sistema de suspenção, sistema de freio, direção, retrovisores, fixação de bancos, sistema de exaustão de gases, simetria de pneus, assim como sinalização e iluminação entre outros.

Meu veículo foi sinistrado e estourou o air bag, precisa estar com air bag substituído?

Sim, pois o air bag faz parte dos itens de segurança avaliados durante o processo de inspeção.

Compartilhe:

× Como posso te ajudar?